Nossa atuação pode ocorrer de forma preventiva – situações em que se revela estratégico (re)pensar relações e estabelecer norteadores futuros – ou restaurativa – hipóteses em que se verifica alguma dificuldade para o alinhamento de propósitos.
Familiares:
Sucessórias:
Relacionadas a empresas familiares:
A mediação consiste em um método de solução de controvérsias em que um ou mais profissionais atua na facilitação do diálogo e do entendimento.
A complementaridade na condução, tipicamente de natureza interdisciplinar, permite que os mediadores se dediquem às questões objetivas, sem se descuidarem da subjetividade que permeia os contextos conflitivos de natureza familiar.
Pautados pela imparcialidade, os mediadores não exercem juízos de valor, tampouco emitem opinião acerca do mérito da controvérsia.
A fim de se garantir uma decisão plenamente informada, mediadores e/ou advogados sinalizam sempre que se mostra conveniente a consulta a um especialista neutro.
Apenas é objeto de acordo aquilo que faz sentido na dinâmica da relação dos mediandos.
Nosso escritório acompanha seus clientes ao longo da mediação: cuidando do assessoramento jurídico e estratégico; preparando os clientes entre uma reunião e outra, de forma a se manterem alinhados com a proposta de laboração conjunta, escuta não reativa e empatia recíproca; contribuindo com sugestões técnicas nas sessões de brainstorm; ajudando a avaliar os custos e benefícios, assim como a viabilidade prática e jurídica de cada opção aventada; elaborando e revisando a minuta de acordo; dando suporte na fase de implementação dos compromissos assumidos.
A conformação da equipe de profissionais nas práticas colaborativas é customizada segundo as peculiaridades do caso concreto.
Comumente, cada um dos interlocutores constitui um advogado, na intenção de que a mobilização de esforços seja convergente, contemplando a integralidade dos interesses, necessidades e valores presentes no contexto fático.
Profissionais da área de saúde mental costumam ser convidados a atuar como consultores personalizados, oferecendo a cada um dos envolvidos na controvérsia o suporte subjetivo necessário à canalização dos desafios emocionais que poderiam vir a obstaculizar as negociações.
A atuação de especialistas neutros como, por exemplo, um psicólogo infantil e/ou um consultor financeiro, pode ser considerada bastante oportuna.
Nas reuniões conjuntas, os advogados conduzem as negociações a partir da facilitação do diálogo e do entendimento, por meio das técnicas de mediação.
Um elemento característico é o pacto de não litigância celebrado pelos advogados, os quais se comprometem – conjuntamente com toda a equipe de profissionais – a descontinuar sua atuação, caso um acordo não seja alcançado. Tal particularidade não apenas proporciona um espaço protegido como faz com que as energias não fiquem divididas durante as tratativas. Nenhum dos profissionais cogita deixar a mesa de negociação antes que todos os recursos tenham sido despendidos na busca por soluções de benefício mútuo, por vezes bastante criativas.
Nosso escritório conta com advogados especializados em práticas colaborativas para atuar no procedimento junto a nossos clientes.
Assessoramos juridicamente nossos clientes nas áreas familiar e sucessória, auxiliando na ideação de opções a um só tempo criativas e juridicamente possíveis.
Familiar:
Sucessória:
Causas familiares consensuais:
Causas sucessórias consensuais: